Você já se perguntou se o correto é dizer “Tererê” ou “Tereré”? Essa é uma dúvida comum, e a resposta é interessante!
No Brasil, com sua rica diversidade cultural e linguística, é natural que palavras semelhantes tenham significados diferentes em regiões distintas.
Para nós brasileiros, a diferença nas pronúncias é atribuída à etimologia da palavra, que tem origem no idioma Guarani. Mas a palavra foi inicialmente usada por falantes do espanhol, onde não existe a vogal aberta “é”, resultando na pronúncia “tererê”. Com a expansão da cultura do tereré no Brasil, especialmente no sul da província do Mato Grosso do Sul, a palavra foi aportuguesada para “tereré”, refletindo a pronúncia com a vogal aberta típica do português brasileiro.
Mas o que é Tereré?
Tereré é uma bebida refrescante feita com erva-mate, muito popular no Sul e Centro-Oeste do Brasil, e é usada para descrever o mate frio, servido em uma guampa com bombilha.
.. e o Tererê?
Tererê, embora não esteja registrado em dicionários da língua portuguesa, é um termo também válido. E em algumas partes do Brasil, “Tererê” é usado para descrever enfeites coloridos de plástico, usados para trançar ou prender mechas de cabelo.
E afinal, qual termo usar?
Na prática, você pode usar ambos os termos, dependendo do contexto. Além disso existem outros como: Mate Frio, Mate de Guampa, Chimarrão Gelado, Téras, Téres…
“Tereré” é mais comum onde a bebida é popular, enquanto “Tererê” é frequentemente associado a acessórios de cabelo ou expressões culturais.
O legal é que tanto “tererê” quanto “tereré” são formas corretas, refletindo a rica diversidade cultural e linguística do Brasil.
Convidamos você para acompanhar nossas redes sociais no instagram, lá falamos muito mais sobre o mundo erva-mate. @ervamatetaquaral